Pesquisar este blog

sábado, 10 de janeiro de 2009

Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos

O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, localizado em Santos (SP), é hoje um bem cultural tombado e o mais antigo remanescente em tal estado de conservação dentre os engenhos de açúcar construídos em solo brasileiro, ainda no século XVI. Apenas a 85 km da capital paulista, remonta à expedição de Martim Afonso de Souza em 1532 e marca os primórdios da ocupação portuguesa no país. Desde 2004, milhares de pessoas já visitaram o local e estão convidadas a voltar com suas famílias e amigos. Quem quiser conhecer este importante bem cultural contará com visitas monitoradas por educadores e poderá participar das exibições comentadas de filmes e documentários selecionados para todos os públicos. As visitas são gratuitas e, durante o programa especial de férias, acontecem sempre às 15 horas. Veja a programação e venha conferir!

12/01 – As aventuras de Azur e Asmar (Azur & Asmar. Direção, roteiro e desenho de personagem: Michel Ocelot – Animação/Aventura. Livre para todos os públicos).

Azur e Asmar foram criados por Jeanne, mãe de Asmar. Um, louro de olhos azuis; outro, moreno de olhos pretos. Os meninos cresceram juntos, como irmãos, encantados pelas histórias sobre a Fada dos Djins. A partida de Jeanne separa os dois meninos abruptamente. Já adultos, eles se reencontram. Desta vez como rivais na busca pela Fada, que os leva a atravessar o reino encantado do Maghreb, repleto de perigos e aventuras.

13/01 O Mundo em Duas Voltas – (Documentário. Direção: David Schürmann. Roteiro: Luiz Bolognesi, com colaboração da família Schürmann. Livre para todos os públicos)

Em 1519 o capitão português Fernão de Magalhães arriscou-se a viajar na contramão das grandes navegações e acabou provando que a Terra era redonda. Em 1997 a família Schürmann decidiu realizar uma nova volta ao mundo, seguindo o trajeto feito por Magalhães mais de 5 séculos antes.

14/01 Família Alcântara (Documentário. Direção e roteiro: Daniel Solá Santiago e Lilian Solá Santiago. Livre para todos os públicos)

Conta a epopéia cultural da Família Alcântara, integrantes de uma tribo angolana, os wasili, que viviam em terras próximas de Luanda, atual capital de Angola há 240 anos. O filme relata o início da família no Brasil, escravizada nas lavouras de cana-de-açúcar, e o processo de retomada de suas origens e identidade ao se preservarem ao longo de séculos como grupo e a cultivarem sua cultura, que expressam por meio da música, teatro e festas religiosas. Fragmentos de memória podem proporcionar conexões históricas e espirituais, tornando-se uma fonte de resistência cultural e identidade para a população afro-descendente.

15/01 A Última Hora (The 11th Hour. Documentário. Direção: Leila Conners Petersen e Nadia Conners. Roteiro de Leonardo DiCaprio. Nossa indicação: a partir de 12 anos)

São 50 cientistas, pensadores e líderes que apresentam fatos e discutem os principais temas com que hoje o mundo precisa lidar. A produção descreve o último momento em que ainda será possível mudar o rumo da história, o modo como a humanidade chegou até aqui, como o ser humano vive, o impacto que isso provoca sobre o ecossistema e o que se pode fazer para mudar esse quadro. A narração é de Leonardo DiCaprio, também produtor e roteirista do filme.

16/01 Kiriku e a Feiticeira (Kirikou et la Sorcière. Animação/Aventura.. Direção: Michel Ocelot. Livre para todos os públicos)

Kiriku é um garoto pequeno, mas muito inteligente e com dons especiais, que nasceu em uma pequena aldeia sobre a maldição da cruel feiticeira Karaba que secou as fontes de água e seqüestrou todos os homens da região. Encontrando amigos e seres fantásticos pelo caminho, Kiriku resolve combater a malvada feiticeira para salvar sua aldeia. História baseada em uma lenda da África Ocidental.

17/01 O Povo Brasileiro – (Documentário baseado na obra de Darcy Ribeiro. Direção: Isa Grinspum Ferraz. Nossa indicação: a partir de 12 anos)

O antropólogo Darcy Ribeiro (1913-1997) foi um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. Reúne os 10 programas da elogiada série baseada na obra central de Darcy: O Povo Brasileiro, em que o autor responde à questão "quem são os brasileiros?", investigando a formação do nosso povo. Co-produzida pela TV Cultura, a GNT e a Fundar, a série conta com a participação de Chico Buarque, Tom Zé, Antônio Cândido, Aziz Ab'Saber, Paulo Vanzolini, Gilberto Gil, Hermano Vianna, entre outras personalidades. O Povo Brasileiro é uma recriação da narrativa de Darcy Ribeiro, e discute a formação dos brasileiros, sua origem mestiça e a singularidade do sincretismo cultural que dela resultou. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro e depoimentos, a série é um programa indispensável para educadores, estudantes e todos os interessados em conhecer um pouco mais sobre o nosso país. Neste dia, apresentação dos episódios “Matriz Tupi”, “Matriz Luso”, “Matriz Afro” e “Encontros e Desencontros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário